Política de Privacidade: O que é? Qual a importância? Como fazer?

Novas tendências globais, como a utilização de dados pessoais obtidos na internet por parte de empresas privadas, entraram em evidência nos últimos anos. Isso gerou a necessidade da regulamentação de políticas para uso de dados ao redor do mundo. No Brasil não foi diferente.

Aprovada em 2018, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é um marco legal para proteger a privacidade e os dados pessoais no país, Sua implementação já foi adiada duas vezes. A última delas foi em abril de 2020 e definiu que a nova lei entraria em vigor em maio de 2021.

Foi inspirada na lei europeia General Data Protection Regulation (GDPR), criada após vazamento em massa de dados pessoais de usuários do Facebook, envolvidos no escândalo que envolveu o projeto Brexit e a empresa de dados Cambridge Analytica.

 

A LGPD estabelece regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais por empresas.

O conceito de dados pessoais vai além do óbvio, como nome e sobrenome e documentos como RG e CPF (na letra da lei, uma pessoa identificada).

Segundo a LGPD, que protege tanto pessoa física quanto jurídica,qualquer informação capaz de identificar alguém direta ou indiretamente, através do cruzamento de dados, se encaixa na lei (uma pessoa identificável).

Dados considerados sensíveis também estão sob sua proteção. São aqueles que podem ser empregados de forma discriminatória, como raça e orientação religiosa ou sexual.

Empresas que possuem dados pessoais de clientes, como é o caso de imobiliárias, precisam se preparar para lidar, na prática, com a adaptação dos seus bancos de dados e a nova regulamentação para não sofrerem com sanções.

As imobiliárias lidam diretamente com dados de clientes, como endereços, contas bancárias, entre outras informações que são necessárias para compra ou aluguel de um imóvel. Independentemente se a coleta desses dados é feita por meios digitais ou físicos, essas empresas precisam se adequar à nova realidade imposta pela lei.

O compartilhamento de dados entre imobiliárias ou corretores também deve estar de acordo com a LGPD para evitar multas e outros possíveis desdobramentos negativos. Cada processo que envolva dados de clientes deve ser regularizado de acordo com a lei.

Importante:

As explicações e informações oferecidas aqui são apenas gerais. Não recomendamos que você utilize esse artigo como aconselhamento legal ou como instruções sobre o que você deverá aplicar ao seu site. Recomendamos que você procure aconselhamento legal para ajudá-lo a entender e a implementar a política de privacidade da sua Empresa. 

 

A Política de Privacidade de Dados é utilizada para informar aos usuários do site como suas informações pessoais serão coletadas, armazenadas e compartilhadas com outros parceiros ou vendidas para outras empresas. Essa política deve cumprir com requisitos legais para proteger a privacidade de um visitante ou cliente.

Os países ao redor do mundo possuem as suas próprias leis com diferentes requisitos por jurisdição em relação ao uso de políticas de privacidade. Certifique-se de estar seguindo a legislação relevante para suas atividades e localização.

Também é preciso ter em mente que as políticas da sua empresa podem mudar ao longo do tempo. Se for esse o caso, altere sua política de privacidade do site periodicamente para mantê-la atualizada. Vale destacar que os termos de uso ou termos e condições e a política de privacidade em um site não são apenas importantes do ponto de vista jurídico.

Alguns especialistas também sugerem que incluir essas páginas podem ajudar a melhorar o SEO, visto que Google prioriza os sites confiáveis e de qualidade nos resultados de pesquisa orgânica.

 

Criando a sua política de privacidade

 

Existem vários aspectos da lei de privacidade que todos os proprietários de sites devem cumprir ao lidar com informações pessoais. Abaixo você encontrará uma lista de tópicos que você deve considerar ao implementar uma política de privacidade para o seu site:

Qual o tipo de informação que você coleta?

 

Esclareça o tipo de informações pessoais coletadas dos visitantes de seu site, como nome, e-mail, telefone, endereço…

Exemplo:

Nós recebemos, coletamos e arquivamos as informações que você adiciona em nosso site ou nos fornece de qualquer outra forma. Além disso, nós coletamos o endereço IP utilizado para conectar o seu computador à Internet; dados de login; endereço de email; senha; informações do computador e internet e histórico de compra. Nós poderemos utilizar ferramentas para medir e coletar informações de navegação, incluindo o tempo de resposta das páginas, tempo total da visita em determinadas páginas, informações de interação com página e os métodos utilizados para deixar a página. Nós também coletamos informações de identificação pessoal (incluindo nome, email, senha, meios de comunicação); detalhes de pagamento (incluindo informações de cartão de crédito), comentários, feedback, recomendações e perfil pessoal.

 

Como você coleta essa informação?

 

Nessa sessão você deverá explicar os seus métodos de coleta de informações pessoais de visitantes do site. Por exemplo, quando um cliente lhe envia uma mensagem através de seu formulário de contato, quando eles adquirem um produto em sua loja ou quando eles se inscrevem para receber a sua newsletter.

.

Exemplo:

Quando você realiza uma transação em nosso site, como parte do procedimento, nós coletamos as informações pessoas fornecidas como o seu nome, endereço e endereço de email. As suas informações pessoais serão utilizadas para as ações específicas citadas abaixo apenas.

 

Por que você coleta essas informações pessoais?

 

Nessa sessão você deverá explicar por que você coleta informações pessoais dos visitantes de seu site (PI). Por exemplo, você pode coletar endereços de email para suas campanhas de marketing ou para frete de seus produtos.

Exemplo:

Coletamos essas Informações Pessoais e Não Pessoais com as seguintes finalidades:

  1. Para prestar e operar os Serviços;
  2. Para prestar aos nossos Usuários assistência e suporte técnico contínuos ao cliente;
  3. Para poder entrar em contato com nossos Visitantes e Usuários com avisos gerais ou personalizados relacionados ao serviço e mensagens promocionais;
  4. Para criar dados estatísticos agregados e outras informações não pessoais agregadas e/ou inferidas, que podem ser usadas por nós ou por nossos parceiros comerciais para prestar e melhorar nossos respectivos serviços;
  5. Para cumprir quaisquer leis e regulamentos aplicáveis.

Onde você armazena, utiliza e compartilha as informações pessoais dos visitantes de seu site?

 

A sua política de privacidade deverá detalhar como você armazena e usa as informações pessoais que você coleta. Você deverá informar os seus visitantes caso as informações sejam compartilhadas com plataformas externas ou agentes legais, de acordo com a regulamentação do seu local.

Exemplo:

Nosso negócio é hospedado na plataforma MIDAS. O MIDAS nos fornece uma plataforma online que nos permite divulgar imóveis para nossos clientes. As suas informações podem ser armazenadas no banco de dados do MIDAS. O MIDAS armazena as suas informações em servidores seguros por firewall.

 

 

Como você se comunica com os visitantes de seu site?

 

Caso seja relevante, você deverá explicar os seus métodos de comunicação (por exemplo email, mensagens de texto, etc.) e em quais situações você entra em contato com os seus visitantes (por exemplo, campanhas de marketing, promoções, atualizações, etc.). Explique exatamente como você irá contatá-los utilizando as informações pessoais coletados em seu site e como eles podem optar por não receber essas mensagens.

Exemplo:

Nós poderemos entrar em contato para notificá-lo a respeito de sua conta, para ajudá-lo a resolver alguma questão relacionada a sua conta, para solucionar uma disputa de pagamento, para coletar taxas ou dívidas, para pesquisas ou questionários, para novidades sobre nossa empresa ou para qualquer outro motivo que seja necessário revisar o nosso contrato, de acordo com as leis locais. Para isso, poderemos entrar em contato via email, telefone, mensagens de texto e correio.

 

Nota1:

Recomendamos que você indique a data efetiva da Política de Privacidade e atualize-a sempre que houver uma alteração significativa.

Nota2:

Depois de criar sua política de privacidade, recomendamos que você a adicione no menu do seu site. Clique aqui e veja o passo à passo

Nota3:

 Clique aqui para ler também sobre Termos de Uso

 

 

Esse artigo foi útil?

Artigos relacionados