Google Analytics – Como me cadastrar?

O Google Analytics é uma importante ferramenta de análise para monitorar com eficiência sua atuação online e traçar estratégias consistentes para o seu negócio.

O Google Analytics é a ferramenta de monitoramento e análise de sites e aplicativos mais utilizada no mundo. Algumas de suas vantagens são: facilidade para configurar, integração com outros serviços do Google, como AdWords e Search Console. Ela é e uma versão gratuita muito completa!

Com a ferramenta instalada, é possível monitorar o perfil de quem acessa seu site, as páginas mais acessadas, conversões, dispositivos, cidades e muitos outros dados. 

Com certeza existem mil e uma perguntas que você se faz todos os dias sobre seu negócio ou seu blog, e muitas delas podem ser facilmente respondidas simplesmente abrindo o Google Analytics.

Dados sobre tráfego da sua página, localização dos seus visitantes, canais de origem e informações em tempo real do que está acontecendo no seu site são uma fração do que pode ser conferido na ferramenta

 

Para iniciar a coleta de dados básicos de um website ou aplicativo para dispositivos móveis é necessário que tenha uma conta de email no GMAIL:

 

1º. Crie uma nova conta do Analytics, se você não tiver uma.

Acesse google.com.br/analytics, clique no botão Fazer login no Analytics (canto superior direito) e siga as instruções na tela ou clique em “Criar uma conta”

 

Como criar uma conta no Google Analytics?

1) Após clicar em “Criar uma conta”, será preciso que acesse sua conta do GMAIL:

2) Após colocar email e senha, clique em “Inscreva-se”, localizado no canto direito da página:

3) Você deverá cadastrar algumas informações referentes ao seu site. Como nome da conta, URL, país, categoria do setor, entre outros.

  • Nome da Conta:Esse campo irá auxiliá-lo a identificar em qual conta será feita a análise. Quando há várias contas, essa é a forma mais fácil de separá-las. Deve ser cadastrado de modo expressivo.  

  • URL: Nesse campo você deve primeiramente escolher entre “http”, “https” ou “Não é um website”. Em seguida, deve preencher o domínio do seu site.

  • Fuso Horário: Você escolherá qual o seu país e qual o fuso horário utilizado.

  • Categoria do Setor: Você terá diversas opções de categoria para escolher a que mais se adequa ao seu tipo de site.

Observção: Os dados que você coleta, processa e armazena usando o Google Analytics (“dados do Google Analytics”) são protegidos e mantidos como confidenciais. Esses dados são usados para fornecer e manter o serviço do Google Analytics, para executar operações críticas do sistema e, em raras exceções, por motivos legais, conforme descrito na  política de privacidade deles.

 

4) Após preenchimento de todas essas informações, clique em Obter ID de acompanhamento:

Para finalizar a criação da conta, você deverá ler atentamente o contrato que contém os termos de serviço do Google Analytics.  Para isso, é possível indicar qual o país ou território se encontra para que o idioma seja adequado à sua região. Após ler o contrato, você deverá indicar que concorda com os termos e condições mencionados. Ao final, você deverá clicar em “Aceito”.

Pronto! Sua conta no Google Analytics foi criada e um ID de acompanhamento foi gerado!  Veja como inseri-lo no Painel do Site.

 

Esse artigo foi útil?

Artigos relacionados