Certificado SSL (HTTPS) – Porque o Google Chrome está colocando uma etiqueta de “Não Seguro” no meu SITE?

Como retirar a sinalização de “Não Seguro” do seu site? O que é HTTPS?

Alguns sites passaram a receber a mensagem “Não Seguro” antes de sua URL. Isso se deve a uma atualização do Google Chrome, onde todos os endereços digitais sem criptografia HTTPS passaram a conter a sinalização de “Não Seguro”, enquanto aqueles que possuem, podem receber a etiqueta “Seguro”, que pode ser representada por um cadeado.

Mas, afinal, o que é HTTPS, para que ele serve e como utilizá-lo em meu site?
Além disso, de que maneira a sinalização de segurança em meu site pode me afetar?

Abaixo preparamos um resumo para seu entendimento.
O que é HTTPS, para que ele serve e como implantá-lo em meu site?

HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure, ou Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro, em tradução literal) é um protocolo de segurança usado para proteger os dados enviados e recebidos pelos usuários que navegam na web, através de criptografia.

Os sites HTTP (sem o “S” ao final) são aqueles nos quais é possível fornecer e receber dados, porém, sem a Segurança da criptografia.

Ao entrar em um site, você pode informar seus dados, seja para comprar um produto, baixar um material, cadastrar-se na newsletter ou apenas para entrar em contato com a equipe de vendas.

A fim de proteger essa comunicação entre sua máquina e o servidor que hospeda o site, o HTTPS criptografa as informações trocadas, diminuindo os riscos de qualquer interceptação de dados. É como se você conversasse com alguém por uma linguagem de códigos para ninguém “de fora” entender.

Para usá-lo em seu site e assim eliminar a etiqueta “Não Seguro”, é preciso contratar um CERTIFICADO SSL para seu domínio.

O que é um Certificado SSL?

A sigla significa Secure Socket Layer, e trata-se um certificado responsável pela criptografia de dados, garantindo que terceiros não tenham acesso aos mesmos.

A atualização do Google Chrome, segundo nota disponibilizada pelo próprio Google, essa atualização faz parte da estratégia de deixar os usuários cientes em relação ao que estão acessando.
A atualização buscou deixar mais evidente a questão do HTTPS, facilitando a visualização e conhecimento do usuário, através das indicações “Seguro” e “Não Seguro”.

Antes dela, ao invés de seguro ou não seguro, ao lado da URL do site aparecia apenas um cadeado (no caso de site que possuísse HTTPS) ou um “i”, de informações (no caso de um site sem criptografia).

 

 

Como o HTTPS impacta em minha empresa e na aquisição de leads?

Na prática, trata-se de uma segurança complementar ao seu domínio. A mensagem “Não Seguro” não afeta a usabilidade do seu site e nem impede que alguém realize uma ação dentro dele. Da mesma forma, que não significa que seu Site não esteja em uma plataforma segura.

O que acontece é que, para quem não conhece os conceitos de HTTPS, a mensagem de “Seguro” pode trazer mais confiança ao usuário, ainda que ele não saiba bem do que se trata.

Outro fator que deve ser citado é que, para o Google, um domínio com HTTPS contribui para a relevância do site em questões de SEO.

Para concluirmos, o HTTPS é requisito obrigatório em sites que realizam vendas online, já que dados de mais relevância, como número de cartões de crédito, são enviadas por ele. Entretanto, em empresas que divulgam seus serviços e produtos mas não realizam a venda pelo site, ou seja, há o envio apenas de dados mais simples, como nome e e-mail ou telefone, o HTTPS pode não ser tão importante quanto em e-commerces, pois o fechamento do negócio é feito pela equipe de vendas, via telefone, e-mail e outros meios, logo, nesses casos o HTTPS é um “plus”, uma segurança complementar e reconhecida pelo Google.

   

Como eu faço para ter um certificado SSL e colocar no meu site?

Você pode adquirir o seu certificado através de qualquer certificadora disponível no mercado. Empresas conhecidas, como Locaweb e GoDaddy, o comercializam. Depois de gerado o certificado você só precisa enviá-lo para a Equipe de Suporte ao Site inclua-o no seu site. Normalmente estes certificados tem validade de um ano e precisam ser renovados antes  da sua expiração, período no qual você precisará refazer todo o procedimento de geração para o novo certificado.

Mas, se a sua Empresa utiliza o SITE MIDAS, saiba que a InfoIdeias oferece o serviço de geração, instalação e renovação do Certificado SSL. Este serviço é denominado SERVIÇO de CERTIFICAÇÃO SSL.
Ao contratar este serviço, você não precisará adquirir um certificado externamente e nem preocupar em controlar o período de renovação do mesmo, pois nós faremos tudo para que você não se preocupe com nada.

 

Clique AQUI para saber como contratar e valores.

  

Esse artigo foi útil?

Artigos relacionados