Chrome anunciou o bloqueio de conteúdos que não usam o HTTPS, à partir de Dezembro de 2019

Seu SITE MIDAS pode ser bloqueado pela Google, se você não tiver um Certificado SSL no seu domínio!

A Google anunciou que as próximas versões do Google Chrome passarão a bloquear conteúdos que não sejam carregados por meio do HTTPS.

Como temos informado ao longo do último ano, desde o final do ano de 2018, a companhia vem tentando incentivar os proprietário de domínios a usar o HTTPS como padrão, chegando até mesmo a tomar medidas extremas, como marcar páginas que usam o HTTP como inseguras.
Mas, como muitos endereços na web ainda oferecem acesso por meio das conexões antigas, a ideia da Google é iniciar um bloqueio progressivo, adicionando uma configuração para bloquear os conteúdos que não estiverem criptografados. Este bloqueio iniciará pela versão 79 do seu navegador, que será lançado em Dezembro/19.
Com a chegada do Chrome 80, que acontecerá no primeiro trimestre de 2020, os bloqueios se intensificarão
ainda mais.

Por que utilizar a criptografia?

Hoje, em razão da digitalização dos serviços, as plataformas online têm se tornado o padrão para as mais diversas finalidades. Assim, a circulação de dados sensíveis pela rede, entre particulares e entre empresas cresceu e vem crescendo exponencialmente.

Porém, os riscos envolvidos no mundo digital também se intensificaram. Hackers e softwares maliciosos tentam se apropriar de informações a todo momento, à medida que elas se tornam ainda mais valiosas.
Nesse cenário, a criptografia desponta como uma solução eficiente na proteção de dados, blindando usuários, sites e operações contra incidentes negativos.

Por que a criptografia de dados é importante para o posicionamento de um site?

Como vimos, o Google tem políticas claras no que se refere à segurança e a experiência dos usuários está sempre em primeiro lugar. A ideia da gigante da tecnologia é que ela é corresponsável pelo que acontece com os internautas que acessam as páginas que ela indica e, portanto, a criptografia é algo fundamental.
Desse modo, o maior buscador do mundo penaliza os sites que não tiverem a criptografia de dados.
Sites que possuam conteúdos similares, onde um deles é criptografado e o outro não, a primeira opção aparecerá com prioridade nos resultados das buscas.

Cabe destacar ainda que não é apenas o Google que penaliza os sites que não seguem as políticas claras de criptografia de dados. Os próprios usuários, ao notarem o aviso de SITE NÃO SEGURO, evitam a navegação, preferindo fechar o site e visitar outro que seja SEGURO.
Sabemos que, na prática, seu SITE MIDAS não trafega dados sensíveis (dados de cartão de crédito, por exemplo), mas, seu Cliente pode se sentir inseguro em prosseguir a navegação em seu site.

Utilizar a criptografia na atualidade é, sem dúvida, uma estratégia altamente recomendada, praticamente obrigatória.
Tenha em mente que o padrão HTTP deverá sumir de vez com o tempo. Então, afirmamos que, não basta mais ter um domínio, você precisa ter um certificado ssl também.

Cientes da importância da segurança da informação e entendendo que cada vez mais será exigida a criptografia de dados, a InfoIdeias, se coloca como parceira dos seus clientes, oferecendo o SERVIÇO DE CERTIFICAÇÃO SSL.
Neste serviço, é o nosso time quem se preocupará em gerar seu certificado, cuidar da renovação e manutenção para você.
A cobrança deste serviço é anual. O valor é de R$ 120,00, que poderá ser pago em 2X (entrada + 30 dias), ou R$ 100,00 para pagamentos à vista.

Para saber mais sobre HTTPS, clique AQUI.
A contratação do serviço deve ser realizada através do Painel de Gerenciamento do seu SITE MIDAS, clique AQUI para ver o passo à passo.

Esse artigo foi útil?

Artigos relacionados