O QUE É PROBLEMA DE ROTA NA INTERNET?

O tráfego dos dados na rede de internet percorre uma distância muito maior do que apenas a estabelecida entre sua empresa e o servidor da operadora que fornece a sua INTERNET.

A Internet é um sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam um conjunto próprio de protocolos com o propósito de servir progressivamente usuários no mundo inteiro.

É uma rede de várias outras redes, que consiste de milhões de empresas privadas, públicas, acadêmicas e de governo, com alcance local e global e que está ligada por uma ampla variedade de tecnologias de rede eletrônica, sem fio e ópticas.

E por vezes, ao deste longo caminho percorrido, algum trecho apresenta problema e compromete o seu acesso em alguns sites, o que tecnicamente é chamado de PROBLEMA DE ROTA.

Não estranhe se estiver conseguindo navegar normalmente em diversos sites e em apenas um especificamente não consiga. O problema de rota é assim mesmo!

Pense na internet como uma cidade grande; cheia de avenidas, ruas, vielas, becos, túneis…

Se alguma parte do caminho que você está fazendo para chegar à um determinado destino estiver bloqueada, você será impedido de chegar neste destino. Mesmo que você possa continuar trafegando por outras ruas e indo á diversos outros lugares; naquele lugar específico do seu destino inicial, você não conseguirá chegar enquanto  esta rota específica estiver com problema.

 

 

COMO POSSO TER CERTEZA DE QUE O PROBLEMA NÃO É NO SITE MAS SIM NA ROTA? 

Os sites baixo são testadores de funcionamento dos sites.

Acesse um dos dois sites abaixo e digite o endereço completo do site que queira verificar o funcionamento e clique em Surf

http://kproxy.com

https://downforeveryoneorjustme.com

Caso o site em questão carregue, indica que está no ar, apenas inacessível da sua conexão.  Isso pode ser um problema de rota.

Lembrando que ao realizar esse teste no kproxy não é possível logar no site testado.

Além do teste acima, você pode por exemplo, desligar o wi-fi do telefone celular e tentar acessar o site usando o seu 3G. Provavelmente, conseguirá navegar sem problemas no site que pela outra rede de internet não consegue.

 

POR QUE NÃO É A INFOIDEIAS QUE RESOLVE MEU PROBLEMA DE ROTA, SE O SITE QUE EU NÃO CONSIGO ACESSAR É MIDAS?  ENTÃO QUEM PODE ME AJUDAR? 

Se você estiver com problema para acessar um site, sistema ou email hospedados com a InfoIdeias (MIDAS) e um de nossos técnicos identificar problema de rota, infelizmente, neste caso , nosso time não tem autonomia para resolver, porque este problema não está nos servidores da InfoIdeias. Os nossos serviços estão ativos e em funcionamento normal, você tem um problema na sua internet que está impossibilitando que você acesse o site.

O problema de rota é um problema externo, especificamente na sua internet e apenas seu provedor de internet poderá auxiliá-lo à resolver um problema de rota. Ou até mesmo, se necessário, alterar a rota que você usa para chegar no site pretendido.

 

O QUE DEVO FAZER PARA RESOLVER MEU PROBLEMA DE ROTA?

 

Você precisa entrar em contato com seu provedor de internet para avisar que está com problema na rota para acessar aquele determinado site.

 

Você pode enviar para seu provedor o TRACERT.

 

Tracert / Traceroute é uma ferramenta para diagnóstico que rastreia toda a rota de Internet de um determinado usuário/computador até o computador final (site, servidor, data center) da conexão.

Com esse teste, é possível verificar em qual parte a conexão do usuário se perde ou é bloqueada.

Isto é uma comprovação do problema de rota e vai ajudar o técnico do seu provedor de internet a entender melhor seu problema.

1º Passo:

Primeiramente, abra o CMD (Prompt de Comando):

windows 10:

Clique no Menu Iniciar, pesquise por: “Executar”:

Irá Abrir uma nova janela, para realizar comando na aba EXECUTAR.

Digite: “cmd” e clique em OK:

Obs: Em outras versões do Windows, você pode ir:

Iniciar -> Todos os programas -> Acessórios e clique em Prompt de Comando.

 

2º Passo:

Com o Prompt de Comando aberto digite:

tracert (nome do domínio que deseja testar a rota)

Ex: tracert webmail.infoideias.com.br

Logo após digitar, aperta a tecla ENTER para executar o Comando.

 

3º Passo:

É esperado uma resposta parecida com RASTREAMENTO CONCLUÍDO (veja no final da tela abaixo)

4º Passo:

Caso o resultado do comando digitado seja: “Esgotado tempo limite do pedido” (mais ou menos parecido com o resultado da tela abaixo), isso quer dizer que sua conexão não está conseguindo chegar até o servidor responsável pelo domínio em questão.

Caso prefira, baixe o HyperTrace, que permite facilmente traçar a rota até um endereço e clicar em um botão para copiar o resultado para a área de transferência, bastando colar o conteúdo para enviar para seu provedor de internet.

 

Com as informações obtidas aqui esperamos ter podido auxiliá-lo à compreender um pouco mais sobre problemas de rota e dessa forma ajudá-lo na comunicação que fará com seu provedor.

 

Esse artigo foi útil?

Artigos relacionados